sábado, 11 de agosto de 2012

CARTA DE PRINCÍPIOS DA ANECS - XXVII ENECS - Santa Maria RS

PARA ACESSAR EM PDF CLIQUE AQUI.
PARA ACESSAR EM WORD CLIQUE AQUI.




XXVII ENECS – SANTA MARIA 2012


CARTA DE PRINCÍPIOS


1.    Concepções gerais (visão do mundo)


·       A ANECS se posiciona contra a sociedade capitalista - ou qualquer outro modo de produção - que mercantiliza e precariza todas as esferas de sociabilidade da humanidade e da natureza, explorando e oprimindo cotidianamente a classe trabalhadora.


·       A ANECS não se limita ao campo da institucionalidade na luta pela emancipação humana. Contra a criminalização dos movimentos sociais


·       A ANECS se aproxima e dialoga com movimentos sociais, movimentos populares e organizações da classe trabalhadora, que pautem e aglutinem forças para uma mudança social, econômica e ideológica.


·       Nos colocamos contrários(as) ao patriarcado, machismo, racismo e homofobia, por entender que as lutas identitárias são partes do processo de construção de uma sociedade livre que estimula as potencialidades e respeite a diversidade humana. Nesse sentido, defendemos a transversalidade do combate às opressões na formulação e ação da ANECS.

·       A ANECS é uma entidade feminista.

·       A ANECS se propõe à apropriação da arte e da cultura como ferramentas de transformação social.

·       Concebemos o Movimento Estudantil como movimento social, por possuir um sujeito (estudantes) e uma pauta específica (educação), mesmo que possa atuar em conjunto com outros movimentos sociais com pautas distintas (passe-livre, etc).



2.    Caráter das Ciências Sociais e da Educação


·       Entendemos a relação de unidade entre teoria e prática como ponto primordial para a transformação da realidade.

·       Contra a mercantilização da educação e o produtivismo acadêmico.

·       Orientação da Formação dos(as) cientistas sociais voltados para a transformação da realidade social, para a classe trabalhadora e para as diversidades étnicas, de gênero, orientação sexual, cultural.

·       Construir uma educação que seja emancipadora, que desperte o senso crítico e que contemple todas as capacidades do ser humano, combatendo a concepção que dissocia o fazer e o pensar.

·       Por uma educação pública, gratuita, popular, de qualidade, laica, anti-sexista e que respeite a diversidade sexual, étnica e religiosa.


·       Construir uma educação que seja emancipadora, que desperte o senso critico e que contemple todas as capacidades do ser humano.

·       Que a ANECS seja um espaço de atuação e formação política em todas as suas instâncias.

·       A ANECS se posiciona na defesa do acesso e permanência estudantil, pois entendemos que a garantia de moradia, alimentação, transporte, material blibliográfico, creches, aumento da quantidade e valor das bolsas, além de outras pautas locais são direitos conquistados pelo movimento estudantil, e indispensáveis à formação do(a) estudante.

·       Defendemos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

·       Posicionamo-nos contrários à fragmentação do conhecimento assim como à reverberação deste processo nas ciências sociais. Nesse sentido, defendemos a indissociabilidade das áreas (antropologia, sociologia e ciência política), bem como das modalidades de graduação (licenciatura e bacharelado).



3.    Comunicação


·       Combater e denunciar formas de corrupção e manipulação de informações, em especial quando comprometem o direito público de veracidade dos fatos, as ações políticas dos sujeitos, a justiça e o favorecimento pessoal e de grupos. Nesse sentido, defendemos as mídias alternativas de forma a se contrapor às mídias dominantes.

·       Fomentar mídias que contemplem essa carta de princípios.

·       A ANECS é favorável à universalização do conhecimento, que se manifesta na prática como total e irrestrita transparência em todos os assuntos da própria articulação.


4.    ANECS


·       As regionais devem respeitar a estrutura organizativa proposta nacionalmente, possuindo autonomia para definir bandeiras de acordo com as especificidades locais, desde que estas não se oponham às deliberações nacionais.

·       A ANECS deve ser horizontal em todo o processo de construção de seus espaços.

·       Apartidarismo, mas não antipartidarismo entre os espaços do MECS. Que a ANECS se mantenha autônoma e independente de qualquer grupo ou organização política partidária ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário